
Recentemente ouve-se dizer: "Nós só usamos 10% da capacidade do cérebro…". Este mito é muito difundido, mas não tem nada de verdade.
Um factor que certamente alimentou a propagação deste mito é o facto de que ele proporciona uma explicação “científica” para a suposta capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas.
Apesar da evolução ter gerado uma certa redundância nos circuitos do cérebro, ele é usado por completo. Diversas técnicas empregadas pela neurociência moderna (tomografia, ressonância magnética, etc) mostram que não existem áreas inactivas no cérebro. Como determinadas funções são concentradas em áreas específicas do cérebro, pode ocorrer que em um dado momento uma certa função (e sua região cerebral correspondente) não esteja a ser utilizada. Isto é, não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo, mas utilizamos todo o cérebro ao longo de nossas diversas actividades normais.
Para mais informações, consultar: http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/38/o-ser-humano-nao-usa-so-10-da-capacidade-cerebral