___«Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário mais ou menos extenso, mais ou menos rico, mais ou menos expressivo, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora da nossa cabeça não há nada.»

José Saramago

_________________Projecto_________________

______________________________________________
___Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho sobre o cérebro. Este trabalho consiste em fazermos uma pergunta à qual pretendemos encontrar uma resposta, e temos depois que fazer uma apresentação para todas as turmas do ensino secundário das nossas conclusões. Com este trabalho pretendemos dar mais a conhecer sobre o cérebro. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Cérebro

(clicar na imagem para ver)

O córtex cerebral humano é atravessado por uma fissura longitudinal, que divide o cérebro em duas metades quase simétricas, denominadas hemisférios cerebrais.

Cada hemisfério é responsável pelo controlo sensorial e motor do lado oposto do corpo.
Das investigações levadas a cabo, parece ser possível concluir que os sistemas de processamento da informação são distintos:

• O hemisfério esquerdo é especializado em simbologia e lógica e ocupa-se do pensamento mais analítico, linear e verbal. Constrói frases e resolve equações. Faculta ao homem a ciência e a tecnologia.
• O hemisfério direito é responsável pela organização das percepções espaciais e encarrega-se do pensamento mais sintético, holístico (encontra as razões num só passo, intuitivamente) e imagístico. Ouve música e apercebe-se da tridimensionalidade dos objectos. É o responsável pela imaginação e pela arte.