___«Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário mais ou menos extenso, mais ou menos rico, mais ou menos expressivo, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora da nossa cabeça não há nada.»

José Saramago

_________________Projecto_________________

______________________________________________
___Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho sobre o cérebro. Este trabalho consiste em fazermos uma pergunta à qual pretendemos encontrar uma resposta, e temos depois que fazer uma apresentação para todas as turmas do ensino secundário das nossas conclusões. Com este trabalho pretendemos dar mais a conhecer sobre o cérebro. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Como o álcool afecta o cérebro

O álcool age primeiro nas células nervosas dentro do cérebro, interferindo na comunicação entre as células nervosas e outras células, impedindo as actividades das vias nervosas excitantes e aumentando as actividades das vias nervosas inibidoras.

O álcool afecta vários centros no cérebro, tanto de baixa como de alta ordem. Os centros não são igualmente afectados pela mesma CAS: os centros de ordem mais alta são mais sensíveis que os de baixa ordem. Enquanto a CAS aumenta, mais e mais centros do cérebro são afectados.
A ordem na qual o cérebro afecta os vários centros cerebrais é a seguinte:

  • córtex cerebral
  • sistema límbico
  • cerebelo
  • hipotálamo e glândula pituitária
  • medula (haste do cérebro)