___«Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário mais ou menos extenso, mais ou menos rico, mais ou menos expressivo, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora da nossa cabeça não há nada.»

José Saramago

_________________Projecto_________________

______________________________________________
___Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho sobre o cérebro. Este trabalho consiste em fazermos uma pergunta à qual pretendemos encontrar uma resposta, e temos depois que fazer uma apresentação para todas as turmas do ensino secundário das nossas conclusões. Com este trabalho pretendemos dar mais a conhecer sobre o cérebro. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Hipnose

Hipnose é um estado mental ou um tipo de comportamento usualmente induzido por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.
«A hipnose é um estado passageiro de atenção modificada no indivíduo, estado que pode ser
produzido por outra pessoa e no qual diversos fenómenos podem surgir de forma espontânea ou em resposta a estímulos verbais ou de outro género. Estes fenómenos englobam alterações na consciência e na memória, um aumento de susceptibilidade à sugestão e o surgimento, no indivíduo, de respostas e ideias que não lhe são familiares no estado de espírito normal. Por outro lado, fenómenos como a anestesia, a paralisia, a rigidez muscular e modificações vaso-motoras podem ser, no estado hipnótico, produzidas ou suprimidas.»
"A hipnose", Dr. Chertok, Payot, 1969