___«Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário mais ou menos extenso, mais ou menos rico, mais ou menos expressivo, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora da nossa cabeça não há nada.»

José Saramago

_________________Projecto_________________

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___Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho sobre o cérebro. Este trabalho consiste em fazermos uma pergunta à qual pretendemos encontrar uma resposta, e temos depois que fazer uma apresentação para todas as turmas do ensino secundário das nossas conclusões. Com este trabalho pretendemos dar mais a conhecer sobre o cérebro. Esperamos que este trabalho seja do vosso agrado.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Inteligência emocional

«Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.» (Goleman, 1998)

«Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.» (Mayer e Salovey, 2000)

Emoção
• Fenómenos psico-fisiológicos que organizam o
comportamento em maneiras eficientes de adaptação às
exigências dinâmicas do ambiente.
• As emoções interferem em vários aspectos do
funcionamento mental, influenciam quando prestamos
atenção, quando aprendemos, o que nos lembramos e
influenciam os julgamentos e decisões que tomamos.
• Processo de regulação da emoção, que envolve a
monitorização, avaliação e utilização do conhecimento dos
próprios humores, para os manter ou modificar conforme as
necessidades, e o processo de regulação dos humores de
outras pessoas.

Inteligência Emocional
• Fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem a
nosso favor, usando-as como um apoio ao comportamento e
raciocínio, de forma a aperfeiçoar os resultados.
• Capacidade de processar as informações emocionais e
utilizá-las favoravelmente no processo de adaptação.

IE em Acção
• A Inteligência Emocional traduz-se na nossa capacidade de:
- nos relacionarmos de forma assertiva e positiva com as
pessoas
- termos pensamento positivo mesmo nas adversidades
- termos persistência na concretização dos nossos objectivos
• Caracteriza a maneira como as pessoas lidam com as suas
emoções e com as das outras pessoas.
• Isto implica autoconsciência, motivação, persistência,
empatia e entendimento e características sociais como
persuasão, cooperação, negociação e liderança.